quinta-feira, 1 de abril de 2010

Inveja x Aprovação : Desculpite, Superstição ou Tem Fundamento?

Não é de hoje que se ouve falar em termos como "quebrante", mau-olhado, olho gordo. Segundo os espiritualistas que acreditam que nem tudo depende apenas da racionalidade e das fórmulas no estilo "A+B=C", a energia negativa de terceiros pode interferir no seu sucesso, na medida em que, ao saberem dos seus planos e desejos, pessoas invejosas e pobres de espírito lançariam uma carga energética tão negativa que interferiria na sua motivação para concluir o projeto.

Curiosamente, deparei com um tópico em uma comunidade de concurso do Orkut questionando os demais membros sobre sua visão acerca do assunto. Afinal, é melhor espalhar aos quatro ventos o que se pretende fazer ou o melhor mesmo é ficar caladinho e surpreender com os resultados?

Em resposta a esse questionamento, muitos candidatos disseram acreditar, sim, no poder da inveja, no sentido de interferir na motivação e de, muitas vezes, atrapalhar diretamente o estudo. Alguns relatam que, coincidentemente, quando dizem que vão estudar para concurso, tudo começa a acontecer. As pessoas começam a "inconscientemente" lhe atrapalhar, por exemplo, pessoas que você mal via, depois que descobriram que você vai estudar para concurso, agora, ligam pra você o convidando pra sair frequentemente e quando você diz que não pode, elas dão um sermão... Em outros casos, você passa de uma motivação exemplar para um estado de apatia em questão de segundos após divlgar os seus planos. Um cansaço inexplicável, sua saúde está perfeita, mas você não consegue sair do lugar.

Outros relatam a inveja na própria família.  Segundo eles, aqueles parentes que se acomodaram em seus empregos privados, que ganham pouco e, definitivamente, não querem reconhecer que valerá a pena você largar tudo para estudar e ter um salário que pode ser até 10 vezes maior que o deles , começam a lançar comentários desestimulantes e a desejar profundamente que você não passe, o que  acaba acontecendo.

Em contrapartida, os céticos e racionais que acreditam apenas na fórmula "A + B = C"  afirmam que inveja e mau-olhado existem apenas na crendice popular e nas pessoas que querem arrumar uma desculpa para o seu insucesso. Não tem segredo: você estuda, você passa!
 
De repente, você se questiona: quantas pessoas inteligentes e capacitadas você conhece que estudam com compromisso, com afinco, mas não conseguem ser aprovadas? Elas respeitaram a fórmula, mas no caso delas, A + B não deu igual a C...

Por outro lado,  analisando resultados de concursos, coincidentemente, os primeiros colocados, em 99,9% dos casos são pessoas que você nunca viu comentando em comunidades (e se comentam comentam com um perfil "fake" para não serem reconhecidas), pessoas que não têm no seu perfil os concursos  em que estão inscritas, os que pretendem fazer... Vemos listas com nomes nada familiares...

Coincidência? Fundo de verdade?

Afinal, a inveja interfere, de fato, nos seus resultados? Alguém se habilita a fazer um teste?

Vamos lá: Inscreva-se em um concurso, conte para todas as pessoas invejosas que você conhece( e as que você não acha invejosas também, pois nunca se sabe) que você se inscreveu e que você, se passar, vai ganhar em torno de 8 vezes mais que ela.
E se inscreva-se em outro, similar, claro, mas não conte a ninguém. 

Regras: Estude mesmo(ou tente), afinal sem estudar ninguém passa.

Um comentário:

Pablo disse...

ah, eu não contaria para as pessoas invejosas para não passar vergonha caso não fosse aprovado. Prefiro manter segredo mesmo, para não parecer que estou contando vantagem.