quarta-feira, 28 de abril de 2010

Do Desespero do Concorrente



É engraçado como algumas pessoas pensam em n possibilidades para conseguirem ser aprovadas em concurso, menos na que realmente as fará passar: o estudo.

Recentemente, fui "vítima" de uma tentativa de desencorajamento dos meus objetivos. Digo "tentativa" porque, como já tenho experiência no mundo dos concursos e não me assusto mais com número de concorrentes, tamanho do conteúdo programático etc, a atitude do referido concorrente não teve seu escopo atingido.

Pois bem, no intervalo da aula de um curso preparatório, um candidato me indagou se eu já havia escolhido minha lotação e me disse que era melhor eu não concorrer para a minha cidade, pois a concorrência seria altíssima(coincidentemente, ele também concorreria para minha cidade). Depois de ouvir a minha resposta, ele mudou de tática: resolveu se aproximar e ver o meu nível de estudo, passando então a me questionar sobre as minhas aprovações, meu conhecimento adquirido etc. Deve ter se lembrado da velha máxima:e resolveu colocá-la em prática:  "Se não pode com ele, junte-se a ele"...

Foram necessários apenas alguns instantes para reconhecê-lo:  o típico concorrente desesperado. Esse tipo de candidato tenta minimizar a concorrência contando vantagem.. Ele sabe muito(palavras dele), a banca é que não soube reconhecer o seu potencial, melhor dizendo, as bancas, pois já fez vários concursos, com várias bancas diferentes e não passou em nenhum...

Gostaria de deixar claro que, realmente, há pessoas que estudam muito, se esforçam, e não conseguem passar por alguns detalhes, todavia, o  candidato mencionado outrora é o típico aluno de cursinho: não estuda em casa, passa o tempo todo reclamando do professor, não aproveita a estrutura do curso e não perde uma oportunidade de tentar desmerecer a concorrência, afinal ele é bem relacionado,  sabe tudo e tem  informações privilegiadas, pois já estagiou em procuradorias, fóruns, tribunais e quaisquer outras entidades que sejam vinculadas ao concurso em questão.

Então, caro concurseiro iniciante, não se deixe influenciar por conversa de concorrente, afinal, o que  ele mais quer é que você desista e nunca enxergue a verdade: quem estuda , passa! Pode não ser agora, pode não ser amanhã, mas quem estuda, um dia passsa!


Nenhum comentário: