segunda-feira, 21 de junho de 2010

Da Ansiedade Concurseira



Tão certo quanto 2 + 2 = 4, a ansiedade tem o mesmo efeito da preocupação: perda de tempo!

Todavia saber que ela não ajuda nem sempre nos deixa imunes  à sua instalação no organismo. Quando você menos espera, está nervoso, sem conseguir se concentrar em nada, sem conseguir completar suas tarefas, ou seja,  está num estado totalmente negativo e improdutivo.

No caso dos concurseiros, o que mais gera a ansiedade é o resultado de concurso, ou melhor, a espera pelo resultado. Nem mesmo os concurseiros experientes estão totalmente livres desse sentimento. E o que fazer depois que ela se instala? Como voltar ao estado de normalidade? Como não deixar de viver enquanto as coisas tão esperadas não acontecem?

Para mim, o que funciona já há algum tempo, é pegar o magnífico livro "A Arte da Felicidade - Dalai Lama"  e aproveitar os seus ensinamentos. Não temos o poder de adiantar os fatos, pelo menos não os que não dependem de nós, por exemplo, a divulgação de resultados de concursos. 

Simplesmente, devemos compreender que o tempo não para, e temos duas opções: 

1ª - aproveitar o tempo de forma produtiva - estudando, por exemplo;
2ª - ficar estagnado aguardando o tão esperado fato, notícia etc.

Entretanto a ansiedade toma conta dos concurseiros de uma tal maneira que, embora a data provável de divulgação dos resultados esteja prevista no edital, eles não se contêm e passam horas na internet numa tentativa sonhadora de receber alguma orientação diversa, uma informação milagrosa de que o resultado sairá antes..

Resultado: perda de tempo, de qualidade de vida, de horas de estudo.

Por isso,  é imprescindível que o candidato aprenda a controlar suas emoções para não ser vencido pela ansiedade nem antes nem durante nem depois da prova..











 


Nenhum comentário: