terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pobre Trabalhador Privado


Não bastasse o fato de o Brasil ter uma das cargas horárias de trabalho mais densas e cansativas do mundo (além de mal remuneradas), não permitindo que os trabalhadores tenham qualidade de vida, quando esse pobre trabalhador é descartado pelo mercado de trabalho, em quase 100% dos casos, não tem os seus direitos trabalhistas pagos.


A maioria dos empregados não tem noção do que lhe é devido pela empresa e, num primeiro momento, fica até alegre com a pequena "bolada" que recebe na rescisão, entretanto, na maioria das vezes, está sendo enganada. E não estou aqui supondo ou criando histórias, eu, até meses atrás, era uma pobre trabalhadora privada e só passei a ter os meus direitos respeitados, a contra-gosto do patrão, depois que comecei a estudar para um concurso do TRT em Alagoas que, infelizmente, por motivo de força maior, não pude fazer.


Já nas primeiras linhas da CLT(Consolidação das Leis do Trabalho), a revolta foi tomando conta da minha pessoa. Era o adicional noturno que não me era pago, o descanso intrajoranda que não era respeitado e, principalmente, a rescisão que não era paga na data correta( e eu pensando que o empregador era bonzinho porque pagava o salário em dia, nada mais do que sua obrigação!), sem falar nas férias! Houve uma empresa audaz o suficiente para pagar o abono de férias no MEIO das férias...


Realmente, percebe-se que conhecimento, muitas vezes, vale mais que dinheiro. Quantas vezes não tive que citar um artigo da CLT para ter meus direitos respeitados...


Quando o empregador percebe que você sabe do que está falando, ele pensa duas vezes antes de lhe passar a perna. Mas, até conhecer a milagrosa CLT, perdi muito dinheiro e continuo perdendo, pois, infelizmente, a Justiça do Trabalho também é tão lenta quanto as outras...Entretanto, mesmo assim, prefiro lutar por um direito meu do que deixar que empresas que só pensam no lucro, além de sugarem toda a minha energia, me furtem.


Porém o que me revolta mais ainda são as empresas terceirizadas, as campeãs de desrespeito aos direitos trabahistas. E me revoltam justamente porque ganham muito por cada trabalhador, a terceirização é um negócio extremamente lucrativo. Inclusive, estou até pensando em abrir uma empresa terceirizada, vou terceirizar minha capacidade intelectual: "Está com preguiça de pensar? Nós pensamos por você! [risos]


Brincadeiras à parte, é desgastante viver num mundo em que a gente tem que saber sempre mais para não ser enganado. Por uma questão de lógica, os que sabem mais teriam a obrigação de ajudar os que sabem menos e não de ludibriá-los, todavia, não é assim que funciona na prática.


Logo, não vejo outra saída a não ser estudar para concurso. Não é o paraíso, mas ao menos se ganha mais...


Nenhum comentário: