quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Aqueles Dias...

Todo concurseiro tem aquele dia, ou aqueles dias, em que a desesperança chega. Em poucos instantes, você começa a se questionar se todas as demais pessoas estão certas e você está errado. Se você não está perdendo vida, enquanto os outros a estão vivendo... Porém, basta se acalmar um pouco e lembrar das frases dos seus amigos e conhecidos:
"Trabalho demais"
"Ganho muito mal"
"Se eu estudasse, eu faria um concurso"
É, você está no caminho certo! O concurso realmente vem se tornando o desejo de muita gente e é justamente por isso que passar está cada vez mais difícil, principalmente pra quem está atrás de uma vaga de nível médio.
Não é uma questão de achismo, é uma questão de estatística. Os números não mentem e têm poder! Mesmo já há algum tempo na estrada, tempo suficiente pra saber que existe a concorrência real e a concorrência aparente, há números que causam pavor a alguns concurseiros...
Como, por exemplo, a concorrência do Concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco a ser realizado em janeiro de 2010:
Técnico Judiciário  - 12.325,4. Não são 12 candidatos, são  mais de 12 mil candidatos por vaga!
Passado o choque inicial, porque não tem quem não se assuste com esse número, você para pra analisar e fica mais assustado ainda:
"Eu vou concorrer com candidatos de nível superior!"
Sim, porque foi-se o tempo em que o cargo de nível médio era almejado apenas por quem posssuía nível médio. Hoje, dependendo do salário, até quem tem Doutorado vai atrás da vaga de nível médio...
Então, diante de estatísticas, anseios e receios, o candidato entra em desespero e pode, de fato,  comprometer seu rendimento, esquecendo-se de que "o jogo só acaba quando termina". Então, ainda faltando tempo para a prova, em vez de estudar com mais afinco, ele se desestimula, se deixa vencer pelo cansaço e acaba perdendo a batalha.
Não desanime! Estude, estude mesmo. Estude na sala, na cozinha, no banheiro, dentro do ônibus, dentro do táxi a caminho da prova, até enquanto o fiscal da sala permitir. Estude com 12 mil concorrentes, com 30 mil concorrentes, com 50 mil concorrentes. Passar, antes de ser uma questão de estudo, é uma questão de frieza e racionalidade. É um grande teste psicológico que começa na hora em que você se inscreve e acaba com a prova.
Acredite em si mesmo!
Há uma citação que deve estar sempre na mente do concurseiro:
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Jean Maurice Eugène Clément Cocteau

Então, vá lá e faça!

Nenhum comentário: