sábado, 1 de dezembro de 2007

Do sossego no sábado sagrado....

Não sei se vocês têm a mesma percepção que eu tenho do sábado, mas, para mim, ele é um dia monumental, um dia feito para o aproveitamento e validação da vida... É no sábado que acordar tarde tem um sabor especial porque você se lembra de que amanhã ainda será domingo, porque mesmo o domingo sendo o domingo, a tristeza já começa a se manifestar com a lembrança da segunda...

Mas parece que o sábado não é sagrado para todo mundo... Por exemplo, aquele ente da família que lhe acorda às 07:00h da manhã! Simplesmente porqque ele quer que você acorde. Não há nenhuma emergência, nenhum motivo especial, somente ele quer acordar você...

Outra atitude que, sinceramente e particularmente, não suporto é vizinho perturbando em plena hora da sesta. Aos sábados você se dá o direito de quebrar as dietas, de inovar o cardápio, logo depois de um almoço caprichado, nada melhor do que tirar uma horinha ou duas ou quatro para descansar o almoço, afinal é sábado! Mas sempre tem uma vizinha carente ou fofoqueira que insiste em perturbar o tão almejado sossego...

E, em primeiro lugar, a pior coisa que pode acontecer para, senão acabar, pelo menos diminuir drasticamente o glamour do sábado: o vizinho boçal que liga o som do carro às 07:30h como se fosse o dono do mundo. Dá vontade de jogar uma pedra em cima do automóvel, mas o bem móvel não tem culpa de ter um dono com necessidade de auto-afirmação.

Vendo assim parece até um texto sobre vizinho, mas a essência é realmente o sábado... É óbvio que tenho que explicitar essas posturas que desgastam e atrapalham nosso precioso momento. O descanso é extremamente necessário, afinal como a gente vai curtir um cineminha, uma balada, um churrasquinho mais tarde estressado?

Sábado, para uns, é dia de faxina na casa, de lavar o carro, colocar as roupas ao sol, fazer compras; para outros, curtir uma praia, ir ao centro para pegar uma liquidação; mas, para mim, até às 15:00h, sábado é dia de descanso!!! Ócio total, salvo raras exceções.

Para aqueles que concordam comigo, uma dica no caso específico do vizinho que coloca o som nas alturas: a lei do silêncio deve ser respeitada 24 horas por dia, a diferença é que, após às 22:00h, o volume não deve ultrapassar 70 decibéis. Mas se estiver incomodando mesmo, não tenha receio: ligue 197!

Vou-me indo. Hoje é sábado, mas um sábado excepcional, tenho compromissos. Mas não esqueçamos nossos direitos e viva ao SOSSEGO NO SÁBADO SAGRADO!!!

Nenhum comentário: